Consultoria de Gestão

Relatórios Financeiros

Numa economia em permanente transformação é indispensável dispor de um sistema de informação de gestão que permita a rápida disponibilização e análise dos principais dados económico-financeiros da empresa.

Só desta forma poderemos determinar com exactidão o desempenho da organização e ainda prever e corrigir oportunamente pequenos problemas que a médio prazo se podem transformar em grandes dificuldades.

Conscientes da importância dos relatórios financeiros para o controlo e gestão da empresa criámos uma ferramenta informática de gestão, que monitoriza, compara e avalia vários indicadores de performance empresarial, numa óptica de “Computer-Aided Management”.

O nosso Board of Enterprise Indicators (BEI) é especialmente adequado a empresários que pretendam:

  • Dispor de informações pertinentes à tomada de decisão;
  • Acompanhar o cumprimento de objectivos económico-financeiros;
  • Analisar a evolução da organização;
  • Avaliar o desempenho das diversas unidades de negócio;
  • Verificar a execução orçamental e os desvios verificados;
  • Comparar os indicadores da empresa com os do seu sector de actividade;
  • Supervisionar determinadas variáveis críticas da empresa;
  • Prever resultados operacionais e respectivo impacto fiscal;
  • Visualizar graficamente a situação global da empresa (ver os gráficos abaixo da "Empresa XPTO, Lda.").

 

   
Proveitos da Empresa Repartição do Volume de Negócios Evolução da Prestação de Serviços
     
Repartição dos Custos por Rúbrica Evolução dos Proveitos Evolução dos Resultados
     

 Recuperação e Viabilização de Empresas

Acompanhamos de perto as empresas com que trabalhamos, analisando permanentemente a evolução dos seus indicadores económico-financeiros. Desta forma, é mais fácil prever antecipadamente problemas futuros, aconselhando de imediato medidas preventivas que permitam contrariar uma evolução danosa para a empresa.

Rapidez na identificação, análise e resposta atempada aos problemas é por vezes suficiente para afastar a empresa de constrangimentos financeiros a curto prazo.

Contudo, na actual conjuntura económica mundial, algumas situações são bem mais complexas e exigentes. Diminuições acentuadas das vendas e das margens, agravamento dos custos de exploração e dilatação de prazos médios de recebimentos são apenas alguns dos factores que estão a levar muitas empresas a situações de tesouraria insustentáveis.

Nestes casos é essencial verificar a viabilidade a médio e longo prazo, ou seja, se a empresa pode ser recuperada. Neste caso, é definida uma estratégia de reestruturação organizacional assente num plano de negócios detalhado e exequível que garanta aos parceiros da organização (instituições financeiras, accionistas, funcionários) a sua recuperação e viabilização.

Avaliação de Empresas

Utilizamos as mais recentes metodologias de avaliação de empresas, quer seja pelos Discounted Cash-Flows, ou pelo Economic Value Added.

Os valores obtidos resultam de um trabalho rigoroso e independente de due diligence, da adopção de pressupostos económico-financeiros realistas e ainda de uma análise da economia e do sector de actividade em que a empresa se encontra inserida.

Planos de Negócios

Desde a criação da Protir, que fazemos planos de negócios para os mais diversos sectores de actividade com os mais diversos fins. Quer seja para uma candidatura a apoios comunitários, para captação de investidores, para um financiamento bancário, uma restruturação organizacional ou para sistematizar num plano financeiro, uma determinada ideia de negócio, conte com os nossos consultores para transformar a sua ideia num projecto de sucesso.



SUBSCREVER NEWSLETTER